O funcionamento, ou seja, a forma como pode ser conduzida uma consultoria empresarial dependerá do tipo de consultoria contratada e da metodologia utilizada pelo consultor. Mas ela começa pela necessidade do empreendedor e sua empresa em resolver, buscar ou planejar algumas estratégias para o seu negócio.
Para quem serve?
Diferentemente do que se pensava alguns tempos atrás, a consultoria empresarial não é somente privilégio para empresas de grande porte. Esse pensamento já vem sendo mudado, desde que os pequenos e médios negócios estão apresentando números significativos em índices econômicos de diversos países. Portanto, qualquer tipo de negócio que identifique a necessidade de um auxílio externo na busca de melhorias e evolução pode contratar uma consultoria.
Por onde podemos começar?
Primeiramente, precisamos identificar as necessidades e angústias que o empreendedor tem com o seu negócio e para isso, um bom diagnóstico é imprescindível no momento da consultoria. Existem diversas formas de diagnosticar algo, isso dependerá da metodologia e forma de trabalho de cada profissional. Mas essa etapa é de extrema importância para o seu negócio, porque é através do diagnóstico que vão ser identificados as necessidades e a partir delas traçado o plano de trabalho na empresa.
Eu conseguirei entender e acompanhar a consultoria?
Você como empreendedor e dono do negócio é peça principal no acompanhamento e entendimento da consultoria. Consultoria sem o seu acompanhamento, não está sendo executada de forma correta. Até porque, você será gestor nas decisões e nos objetivos e metas traçados por você e pela consultoria. No momento em que você ficar sem o entendimento de alguma etapa da consultoria, ou não se sentir confortável com algumas decisões ou estratégias, deverá repassar suas dúvidas e esclarecer da
melhor forma possível. Sem essa atitude, você poderá prejudicar a condução dos trabalhos e se frustrar com os resultados. Ambas as partes necessitam estar conectadas e em sintonia nesse processo. Se não, poderá ocorrer frustração e o principal, que é a evolução e objetivos empresariais, poderá ser prejudicado.
Como funciona o plano de trabalho?
Normalmente, começa-se pela construção de um plano de ações, onde constantemente é atualizado e revisto. Esse plano é compartilhado com todos interessados e é uma ferramenta que rege a condução da consultoria e das atividades. Mas principalmente, é uma ferramenta para as estratégias da empresa, focado nas decisões da empresa. O empreendedor detentor deste plano passa a ter um olhar mais sistêmico da sua organização e entender algumas estratégias de forma mais analítica. Auxiliando na tomada de decisões e também no entendimento da gestão da empresa. Sem contar, que já consegue mensurar suas atividades, percebendo que a empresa não está parada.
E os objetivos e as metas, como vou mensurar?
Quando sua empresa já tem bem definido o planejamento empresarial, suas estratégias a longo, médio e curto prazo, e isso tudo está materializado e internalizado na equipe, já se torna mais tranquilo em conduzir esses objetivos e metas. Mas quando não temos nada materializado e muito menos internalizado, temos que fazer um planejamento estratégico e seguir algumas metodologias para o alcance do objetivo que se pretende. Todo esse auxílio, mesmo quando já se tem o planejamento definido ou quando não se tem, pode ser muito bem conduzido por uma consultoria empresarial.
E o tempo de consultoria?
A questão temporal na consultoria empresarial vai depender de vários fatores dentre eles: quais serão as áreas que vão ser trabalhadas? Qual o objetivo da empresa? Quais as estratégias que estão em jogo? Qual a disponibilidade do empreendedor no planejamento, desenvolvimento e execução das tarefas? Entre outras variadas questões que envolvem a complexa engrenagem administrativa de uma empresa. Independente da questão temporal, tem que se valer da parceria entre empreendedor e
consultor para que o trabalho tenha andamento.
E reforço que busque sempre uma empresa de consultoria que preze pelos valores e pela sua cultura empresarial. Entender de pessoas é um dom, e somente o que faz a mudança, inovação e evolução de uma empresa são as pessoas, portanto, é um bem maior que deve ser cuidado na hora de traçar metas e objetivos empresariais.