Administrar uma empresa é uma tarefa que demanda atenção do empresário em diversas áreas. Não basta formalizar um negócio, abrir as portas e comercializar os seus produtos ou serviços.
Uma empresa exige que sejam feitos controle de estoque, gestão de pessoal, gestão financeira, comunicação, marketing, etc… Em meio a tantas obrigações, um empresário pode ficar perdido e estes são alguns dos motivos porque contratar uma consultoria empresarial.
As pequenas e médias empresas já estão incorporando cada vez mais esta prática em suas culturas, pois perceberam que estes profissionais podem ajudar a criar várias mudanças necessárias, significativas e positivas dentro da sua empresa.
Apesar disso, muitos empresários acabam se mostrando muito resistentes na hora de contratar uma consultoria de apoio empresarial. Isso acontece porque muitos desses empresários acreditam que sempre poderão resolver os problemas dos seus negócios sozinhos ou conseguir bons resultados com os métodos que estão acostumados a utilizar.
Mas as práticas de gestão e o mercado mudam e, muitas vezes, os gestores não acompanham ou não estão abertos a essas mudanças.
Costumamos dizer, que uma consultoria empresarial é destinada para empresas que desejam crescer e que estejam dispostas a mudanças.
Os motivos, claro, são diversos. Elencamos cinco principais motivos para contratar uma consultoria:
1 – Capacidade geral de analisar o negócio
Uma consultoria de apoio a gestão empresarial é um serviço que auxilia o empresário a analisar a empresa, solucionar problemas, estruturar os seus processos administrativos e a focar totalmente na atividade principal da empresa.
2 – Diminuição da taxa de rotatividade
Quando a empresa apresenta alto índice de rotatividade, ou turnover, significa que o gerenciamento de pessoas não está sendo realizado da maneira eficiente e que a empresa deixou de ser atrativa na visão de muitos profissionais. Isso pode levar a problemas maiores se não for resolvido em tempo hábil, além de gerar muitos custos para a empresa (desligamento, contratação e etc).
A consultoria empresarial auxilia na identificação do problema e no planejamento da recuperação dos funcionários.
3 – Aumentar a produtividade
Quando a capacidade de produtividade fica abaixo do esperado, os processos internos e de atendimento ao cliente são diretamente afetados, impactando nos resultados.
Por isso, a consultoria pode oferecer melhorias nas condições de trabalho, refazendo procedimentos incorretos ou criando processos de trabalho que visam aumentar a produtividade dos colaboradores que já atuam nesse
setor.
4 – Dar direcionamento estratégico ao negócio
Se a empresa não realizar um planejamento dos objetivos e metas a serem cumpridas de maneira estratégica, dificilmente conseguirá obter os resultados esperados.
Uma estratégia bem elaborada demanda tempo e um estudo de mercado, análise de dados, capacitação da equipe e vários outros itens. Se você não possui domínio dessas competências, a sugestão é investir na consultoria empresarial para evitar que sua empresa perca dinheiro e deixe de aproveitar as oportunidades de crescimento.
5 – Suas finanças em ordem
Outra falha muito comum encontrada nas empresas e que indica a necessidade de um apoio a gestão empresarial é o descontrole nas finanças.
Quando existe essa demanda na empresa, o gestor deve agir imediatamente, pois a falta de controle do capital pode levar a empresa a atrasar pagamentos, impede que investimentos sejam realizados, diminui o poder de compra e, na pior das hipóteses, leva à falência.
Contratar uma consultoria empresarial não está relacionado apenas aos resultados futuros, mas também a essa melhoria diária dos resultados. Os consultores atuam para que, a partir do hoje e trabalhando melhor a cada dia, sua empresa chegue onde deseja.
Até o próximo artigo!
Abraços