Quando começamos um negócio, ou melhor, quando empreendemos, normalmente o que nos move a essa atitude é a nossa habilidade e expertise.
Nós queremos vender, oferecer e divulgar o que sabemos fazer de melhor, não é mesmo? Só que em meio a esse processo esquecemos que as empresas são sistemas bem complexos, que exigem uma visão global para o andamento e gerenciamento da sua administração. Nós sabemos cozinhar bem, atender bem, temos dons indiscutíveis e um bom produto ou um bom serviço, mas será que temos uma boa gestão e visão administrativa?
Nesse momento, que nos deparamos com a necessidade de uma consultoria externa, um olhar voltado para o seu negócio. A busca pela consultoria pode gerar maior qualidade, menos riscos, orientação em planejamentos, definição de metas integração de equipes, é uma caixa de ferramentas com metodologias infinitas e que, dependerá da expertise e habilidade de cada consultor.
Mas qual a melhor consultoria? Como escolher?
Isso tudo dependerá do que você está buscando para o seu negócio. Atualmente, existem consultorias para todas as áreas da empresa, mas uma questão bem importante é que a consultoria é uma terceirização de serviço e não uma empresa contratada para fazer o seu serviço. Você como empreendedor deverá absorver todo o conhecimento e expertise do profissional que irá lhe auxiliar com os seus objetivos, pois o papel principal dele será trazer insights para sua empresa, um novo olhar sobre um tema. Ele trabalhará em conjunto com seu time buscando ajudar a atingir os objetivos definidos da sua empresa. Quando você não tem o entendimento nem a visão sistêmica de qual consultoria você necessita, ainda assim, é importante contratar um profissional, que poderá auxiliar através de diagnósticos, em qual setor ou área sua empresa carece de atenção.
Mas haverá muitas mudanças?
Quando sentimos a necessidade de uma consultoria, é porque estamos incomodados com algo, ou algum objetivo não foi alcançado. E para todo processo de evolução, sempre se exige uma mudança e uma atitude portanto, com a consultoria não vai ser diferente. Ela irá lhe auxiliar a chegar no caminho desejado, mas a implementação, o controle e os novos processos será você quem vai conduzir e acompanhar no dia a dia. Mas não se preocupe, tudo tem que ser feito no tempo correto de forma que seja internalizado tanto para o empreendedor como para a sua equipe.
Como sugestão aconselho sempre buscar uma consultoria que entenda a cultura da sua empresa, respeite os seus valores empresariais e que lhe ajude a diagnosticar as melhorias, executando um trabalho muito além da simples orientação nas decisões. Mas também, que possa trazer soluções e aprendizados para você e o seu negócio. Como já havia mencionado anteriormente no texto, a empresa é um sistema complexo, onde é constituído também por pessoas, que necessitam de cuidados e mudanças. Buscando entender pessoas e negócios através do investimento na consultoria empresarial, a sua empresa conquistará bons resultados e em consequência estará num patamar de sucesso.