Empresas Globais: uma característica de mercado muito importante para identificação e evidências do desenvolvimento da globalização. Mas vamos muito além de estruturas, multinacionais e marcas, vamos falar sobre empresas globais ou locais com equipes de trabalho multiétnicas.
Equipes multiétnicas estão sendo cada vez mais comuns no meio corporativo mundial, devido ao movimento intenso e frenético do mercado internacional e também aspectos políticos, econômicos e movimentos imigratórios entre nações desenvolvidas e menos desenvolvidas.
Mas como o setor de recursos humanos consegue gerir esse tipo de situação dentro de uma cadeia produtiva industrial, ou dentro de um negócio comercial: atacadista ou varejista?
No Japão podemos encontrar várias empresas ou tipo de negócios que tem em seu meio produtivo colaboradores de vários países, como China, Filipinas, Brasil, Uruguai, Vietnã entre outras nações.
Além da cultura desses colaboradores não podemos esquecer de mais duas culturas que estão presentes dentro da gestão de recursos humanos, veja:
– Cultura Organizacional: um termo muito comum no meio corporativo para significar um conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotados dentro daquela organização. Onde é algo próprio daquela empresa e somente nesse ambiente tem esse conjunto de atribuições que envolve também o clima e comportamento organizacional.
– Cultura Nacional: é um conceito muito complexo mas interage diretamente com aspectos político, social, cultural, histórico e antropológico de uma comunidade. A questão principal da cultura nacional tem a ver com a criação de uma identidade e um sentimento de pertença a todos os membros de uma comunidade, se identificando com os seus símbolos, elementos e gerando uma identidade cultural, aqui nesse caso nacional.
Veja a importância de tratar os aspectos culturais dentro de um cenário produtivo eclético, além da própria cultura do indivíduo tem mais a complexidade de duas culturas. Assim acredita-se que alguns pontos devem ser ressaltados e trabalhados dentro de um programa estruturado na área de recursos humanos.
Projetos que envolvam o entendimento e desenvolvimento da autoconsciência cultural, das diferentes visões de mundo já são estratégias para criar e manter um bom relacionamento entre as equipes. Outro ponto fundamental dentro do objetivo da equipe de recursos humanos é entender que a diversidade é positiva e possibilitar a inserção desses colaboradores de forma respeitosa e natural.
A educação e informação sobre culturas e como elas diferem e como pode ser construído uma ponte entre elas também é uma temática interessante dentro desse projeto de integração nessas empresas multiétnicas. Dar uma visão macro da história, governo, política, economia, demografia do país de acolhimento desses colaboradores pode ajudar muito para a autoconfiança e aceitação. Assim como o inverso, é entender a sua própria história e valores culturais para que possam ver como estas afetam suas interações com os outros.
Esse entendimento das diferenças e gerando em algo que agregue e não exclua são ações positivas para uma boa gestão entre equipes multiétnicas. Somente assim seremos capazes de ir além dos estereótipos, generalizações, suposições e chegar a resultados esperados por nós e pelas empresas.